Nos últimos anos a atriz e cantora preferiu se dedicar a projetos musicais, como seu último disco Sin Fronteras, lançado recentemente, e a versão mexicana do musical Rock of Ages.
Dulce Maria disse que as vezes se dedicas as novelas pode ser muito desgastante: "Ficar dentro de um estúdio durante nove meses chorando, porque a parte, as protagonistas passam muito tempo chorando, para mim é um desgaste emocional muito grande, que nos últimos anos não tenho querido viver", disse para o meio El Universal, em uma entrevista.
Ela também participou do reality show musical Va Por Ti, onde integrou o corpo de jurados do programa de TV, nos Estados Unidos.
Dulce começou a carreira muito pequena, no grupo infantil Kids, Depois ela se transformou em um "Corazón confidente", pois seguiu sua carreira musical dentro do grupo Jeans, no ano de 2000. Quanto tempo passou, não acham?
Ainda no grupo, ela continuou participando de outras novelas na televisão, algumas foram as "Locuras de Amor" e "Primeiro Amor a Mil Por Hora".
Apesar do grupo Jeans (foto à direita) não ter durando tanto tempo, ela ainda é muito lembrada por essa fase de sua carreira. Assim que o grupo terminou, Dulce continuou cantando, porém dentro das telenovelas.
Depois de sair do grupo Jeans, ela fez parte do elenco da novela Clase 406. Na história produzida por Pedro Damian, ela dividiu os créditos com Alfonso Herrera (foto abaixo) e Christian Chavez, que também viriam a atuar juntos em Rebelde.
Após a novela Clase 406, foi a vez de Dulce Maria integrar o elenco de Rebelde, que viria a lançá-la para a fama internacional. Na novela, também produzida por Pedro Damian, Dulce Maria interpretou Roberta Pardo, no quadro dos personagens principais da trama.
Foi na novela Rebelde que Dulce Maria ganhou destaque internacional. Interpretando Roberta Pardo, uma das protagonistas da trama, Dulce fez parte do grupo RBD, que surgiu dentro da novela e ganhou notoriedade mundial, saindo da ficção para o mundo real.
Dulce e os outros integrantes do grupo composto também por Anahi, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann e Christian Chavez, levaram multidões de fãs aos shows em diversos países e venderam milhões de cópias na América Latina e outros países, fazendo um grande sucesso. A novela durou três temporadas e ainda é reprisada com frequência em vários países.
Verano de Amor
Com o fim de Rebelde o grupo continuou fazendo turnês, porém um pouco depois, para a tristeza dos fãs, Dulce Maria e os outros integrantes anunciaram o término do grupo.
Em 2009, Dulce Maria protagonizou a novela Verano de Amor ao lado de Gonzalo Garcia Vivanco, onde deu vida a personagem Miranda. Na novela, Dulce também cantou uma música que entrou na trilha sonora.
Após o fim de Verano de Amor, Dulce fez uma participação especial na série Mujeres Asesinas, onde interpretou Eliana, la cuñada.
Primeiro disco solo
Dulce Maria lançou seu primeiro disco solo, chamado Extranjera, no ano de 2010, pela gravadora Univeral. O álbum foi muito aguardado pelos fãs desde o fim do grupo RBD e foi recebido de forma muito calorosa pelo público e pela crítica. O que rendeu certificações pelo alto número de vendagens.
O disco foi lançado em duas partes e em diferentes países, incluindo Brasil, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Colômbia e outros da América Latina, o álbum também teve a produção de Pedro Damian e Carlos Lara, profissionais com quem já havia trabalhado na época da novela Clase 406, Rebelde e RBD.
Cinema
No ano de 2012, foi a vez de Dulce Maria trocar a tela da televisão pela telona do cinema e protagonizar um filme pela primeira vez.
Em "Alguien ha visto a Lupita?" ou "Alguém viu Lupita?", em português, Dulce Maria é a adolescente Lupita, vista como problemática por sua família e cheia de sonhos e desejos para realizar.
No filme dirigido por Gonzalo Justiniano, Dulce Maria contracena com Carmen Salinas e tem cenas gravadas no Chile.
Segundo disco
O último ano foi cheio de atividades para Dulce Maria. Além de lançar seu mais recente álbum, o Sin Fronteras (à direita), a cantora ainda encarou uma turnê internacional, fez parte do corpo de jurados do reality Va Por Ti, nos Estados Unidos e relançou seu livro, intitulado Dulce Amargo.
Para delírio de seus admiradores, ela ainda promete coisa nova para o ano que chega, provando que tem muito fôlego. A gente acompanha e fica ligado pra anunciar em primeira mão as novidades da carreira da cantora e desejamos a ela um maravilhoso 2015!